IMG-20180129-WA0026[1]

f02f04f06f07

f09f05f01 f10 f11 f12 f13 f14

Bioinformática na Microbiologia e Saúde Humana

A Universidade Federal do Pará realizou o II Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática (SNNB) entre os dias 28 e 30 de Agosto de 2017. O simpósio tem como objetivo principal a troca e consolidação do conhecimento da Bioinformática, proporcionando um fórum para discussão das implicações da mesma em temas relacionados à biodiversidade de micro-organismos e saúde. Nesse sentido, o simpósio abordou tópicos como: expressão de smallRNAs e circRNAs; biodiversidade de microorganismos, metagênomica; Gênomica populacional; Microbiota na saúde; Genética do câncer; e desenvolvimento de novas abordagens e ferramentas de bioinformática.

O evento foi constituído de conferências e mesas-redondas com nomes reconhecidos na área de Bioinformática e da Saúde, assim como espaço para apresentação e discussão de trabalhos. Adicionalmente, ocorreu a premiação das melhores apresentações e trabalhos de Bioinformática na resolução de problemas biológicos relevantes.

Associado ao SNNB, no dia 28 de Agosto ocorreu o Illumina Day, onde foram apresentadas palestras técnicas e práticas sobre as tecnologias de sequenciamento Illumina.