SNNB_Menor

IV Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformática

O IV Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformática (IV SNNB) tem como tema central “A bioinformática na preservação da biodiversidade brasileira”. O uso de ferramentas de alto desempenho, como DNA barcoding, genômica, metagenômica, metabarcoding, estudos funcionais e evolutivos, entre muitos outros, depende essencialmente da bioinformática. Hoje não dispomos de todas as ferramentas necessárias para o pleno uso das abordagens moleculares, modelagem de ambientes e sistemas e descrição da biota que permitirão a sua proteção e o desenvolvimento humano de forma responsável. Nesse contexto, a bioinformática é fundamental no uso das mais modernas tecnologias para o avanço do conhecimento da biologia.

O IV SNNB visa unir a conservação e a ecologia com as ferramentas moleculares e computacionais mais avançadas. O evento não tratará exclusivamente destes temas. Serão recebidas submissões de resumos em qualquer área da bioinformática.

O público-alvo é principalmente estudantes e professores universitários das regiões Norte e Nordeste, mas o evento é aberto a toda a comunidade brasileira interessada.

O evento contará com palestras e dará ampla exposição ao trabalho de estudantes de graduação, pós-graduação e jovens pesquisadores. Durante o IV SNNB serão organizados três minicursos.

A quarta edição do evento tem como meta democratizar o fórum de discussão da bioinformática fora dos grandes centros urbanos. O evento ocorrerá no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Bragança, PA.