Câncer Gástrico

VALIDAÇÃO DA EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO NO CÂNCER GÁSTRICO

 
Descrição: O câncer gástrico (CG) é o quarto câncer mais incidente e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil. No Estado do Pará tem elevada incidência e apresenta em sua capital Belém uma posição de destaque em número de cânceres gástricos por habitante, entre todas as cidades do mundo com registro de câncer. De maneira geral, a sobrevida deste paciente é reduzida; apresenta um quadro assintomático ou não específico inicial; coincidindo com medidas limitadas de diagnóstico para a detecção precoce. A descoberta de assinaturas moleculares (biomarcadores) ligadas ao câncer tem permitido a diferenciação entre tecido tumoral/sadio, patogênese tumoral, estadiamento e subtipos histológicos, além da sua identificação em outros biofluidos que pode favorecer um diagnóstico pouco invasivo (plasma, soro e sangue total). Entre os possíveis biomarcadores mais freqüentemente descritos para o câncer citamos: alterações citogenéticas, genéticas e epigenéticas (perfil de expressão das moléculas de microRNAs). A literatura recente tem demonstrado diferentes perfis de expressão de microRNAs associados a diferentes tipos de câncer. Os microRNAs (miRNA) são importantes reguladores de atividades celulares e fornecem informações úteis sobre a biologia subjacente e vias de sinalização no câncer gástrico. O Núcleo de Pesquisas em Oncologia juntamente com o Laboratório de Genética Humana e Médica, ambos da Universidade Federal do Pará, têm identificado e validado padrões de expressão diferenciada de microRNAs (perfis) no câncer gástrico em um número restrito de amostras. Estes funcionam como biomarcadores que sinalizam o aparecimento do processo de carcinogênese. O presente projeto propõe a validação efetiva, por meio da investigação do perfil de expressão dos microRNAs, em um número maior de amostras de indivíduos sadios comparando os resultados com os de amostras de pacientes com câncer, para sua posterior implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados poderão proporcionar redução da taxa de mortalidade, uma vez que a identificação dos perfis de expressão de microRNAs podem ajudar a identificar pacientes com predisposição ao tumor, assim como sua progressão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos – Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos – Integrante / Igor Guerreiro Hamoy – Integrante / Pablo D. Pinto – Integrante / Antonette El-Husny – Integrante / André Maurício Ribeiro dos Santos – Integrante / Monica Baraúna Assumpção – Integrante / Aline, M. P. Cruz – Integrante / Assumpção, Paulo – Integrante / Camile de Barros Lopes – Integrante / Milene Raiol de Moraes – Integrante / Fabiano Cordeiro Moreira – Integrante / Bruno Dustan Andrade de Souza – Integrante / Sidney Santos – Integrante / Igo Paixão Medeiros – Integrante / Ana Virginia Van Den Berg – Integrante / Marcos Antonio Amador – Integrante / Leandro L.L. Magalhães – Integrante / Amanda F. Vidal – Integrante / DEMACHKI, SAMIA – Integrante / Ana Paula Schaan – Integrante / Antonio C. Modesto – Integrante / Iguaracy Pinheiro de Sousa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa – Auxílio financeiro.
ONCOGENÔMICA: ASSINATURA DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER GÁSTRICO
 
Descrição: Análise do perfil diferencial de expressão dos microRNAs relacionado com o Câncer Gástrico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos – Coordenador / Igor Guerreiro Hamoy – Integrante / Larissa Luz Gomes – Integrante / André Maurício Ribeiro dos Santos – Integrante / Santos, Sidney – Integrante / Fabiano Cordeiro Moreira – Integrante / Igo Paixão Medeiros – Integrante / Ana Virginia Van Den Berg – Integrante.
PROCAD – COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE AS IES UFPA E USP PARA O DESENVOLVIMENTO E ESTABELECIMENTO DE UMA REDE DE BIOINFORMÁTICA PARA A ANÁLISE GENÔMICA E PROTEÔMICA DO CÂNCER GÁSTRICO (CG).
 
Descrição: A decisão da construção deste projeto de colaboração acadêmica ocorreu como conseqüência do desenvolvimento de um projeto maior que envolve o sequenciamento do genoma expresso (cDNA) do câncer gástrico. Este projeto só foi possível em função de um importante investimento do Governo do Estado do Pará e do BNDES, na implementação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá http://www.pctguama.pa.gov.br). O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia e sua instalação em Belém é estratégica no desenvolvimento regional com bases sustentáveis. Este empreendimento demandará o fortalecimento do capital social e humano dentro das áreas vocacionais estabelecidas que são: (i) tecnologias e sistemas de informação e comunicação, (ii) energia e (iii) biotecnologia. O desenvolvimento do presente projeto estabelecerá competência na área de Bioinformática, com o auxílio do grupo da USP, uma das primeiras IES do país responsáveis pelo desenvolvimento e competência na área de Bioinformática conseqüência do desenvolvimento do primeiro projeto genoma do Brasil, o Xylella fastidiosa. Desta forma, pretendemos avaliar e aferir os benefícios da criação de um mecanismo integrativo que pode compartilhar competências, tecnologias e infra-estruturas apresentadas visando o fortalecimento e consolidação de áreas de fronteira em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto (USP-RP). O projeto integrará iniciativas locais e/ou nacionais nas áreas da oncologia, genômica, transcriptômica, proteômica e bioinformática; junto com o grupo de Ribeirão Preto, para formação de recursos humanos qualificados, transferência de tecnologias e compartilhamento da infra-estrutura de pesquisa no desenvolvimento e avanço de especialidades chaves para o aproveitamento dos resultados obtidos durante a análise do câncer gástrico na população da região norte brasileira. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos – Coordenador / JOAO FARIAS GUERREIRO – Integrante / SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS – Integrante / Wilson A Silva Jr – Integrante / Edithe da Silva Pereira – Integrante / Rommel Mario Rodriguez Burbano – Integrante / Jessé de Barros Lobato – Integrante / Paulo Pimentel de Assumpção – Integrante / André Salim Khayat – Integrante / Marcelo de Oliveira Bahia – Integrante / LEITE, Daniela S. – Integrante / Hivana Barbosa – Integrante / Santos, Ney Pereira Carneiro – Integrante / Sylvain Henri Darnet – Integrante / Ricardo Zorzetto Nicoliello Vêncio – Integrante / André Maurício Ribeiro dos Santos – Integrante / Cinthia Cunha Maradei P. Campos – Integrante / Daniele Queiroz Calcagno – Integrante / Monica Baraúna Assumpção – Integrante / Ana Cristina Braga – Integrante / Fabiano Cordeiro Moreira – Integrante / Bruno Dustan Andrade de Souza – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.